quarta-feira, abril 13, 2016

ESPORTE COLETIVO, MELHORANDO E CADA VEZ MAIS POPULAR!

Esportes que até alguns anos atrás, não eram lembrados ou citados e hoje é praticado por centenas de pessoas, que deixaram de praticar esportes populares e se renderam ao que digamos, esportes coletivos um pouco mais “exóticos”. Clubes tradicionais como, Vasco da Gama, Corinthians, Santos, Juventude, Botafogo, Portuguesa, Flamengo... Assim como outros que não estão ligados ao o futebol tradicional como, Vila Velha Tritões, Timbó Rex, Paraná HP, Jaraguá Breakers... São representantes brasileiros de uma modalidade crescente no país, o futebol americano, hoje é rotina dos clubes, seletivas para avaliação e aprovação de novos integrantes, a cada temporada atrai cada vez mais pessoas para inscrições nesta modalidade.

São pessoas que se encantam ao conhecer o esporte. Em sua maioria este primeiro contato é por jogos transmitidos em canais de tv a cabo, até mesmo pessoas que em um primeiro momento, não entende as regras, se curvam ao um bom jogo de estratégias, esforço e muito suor, “quase perfeito”, onde raras exceções o melhor sempre deixa de vencer, as regras são aplicadas corretamente, “julgadas” e analisadas pelos árbitros da partida, que em uma eventual dúvida, não se “abalam”, recorrem à recursos eletrônicos que estão à disposição, posteriormente se aplica o veredito correto, justificando e contemplando o que foi realmente exposto na ação.

Um outro esporte “parente” do futebol americano que também está ganhando vários praticantes no território nacional, é o rugby. Muito popular na Europa principalmente por ingleses, franceses e italianos, assim como na Oceania e África do Sul. Já na América do Sul Argentinos e Uruguaios, são os que mais apreciam e praticam este esporte, no Brasil a partir de 2010 houve uma melhora administrativa considerável, junta-se a isso um apoio do COB, fez com que o esporte crescesse consideravelmente.

O já conhecido handebol, que muitos de nós teve contato na infância, praticando principalmente na escola, era visto como um esporte tipicamente amador, complemento coletivo de exercícios na aula de educação física, sempre foi colocado em segundo plano, a “molecada” na época sempre acabava optando por praticar esportes mais populares, como o futebol, vôlei e basquete. Seu crescimento está ligado a uma melhor organização profissional, cujo nesses últimos anos está a cargo de técnicos estrangeiros, que trouxeram toda uma experiência de vitórias e sucessos, treinam com dedicação as seleções feminina e masculina respectivamente, seleções estas que atualmente são detentores das medalhas de ouro do pan-americano, realizado em Toronto no Canadá, ano passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário